Configurando CIOT

A integração hoje é feita com a empresa Target e pode ser enviada com ou sem vale pedágio.

O que é o CIOT?

O CIOT é um código de autorização para transporte, obtido na ANTT, que serve para regulamentar o processo de contratação de transporte de autônomos. Este código é obtido a partir de uma gerenciadora credenciada nessa agência.
Uma dessas integradoras é a Target, que possui serviços onde a empresa fornece informações da viagem e ela retorna um número e um protocolo de CIOT. Esse número deve ser impresso nas Notas Fiscais que acompanham a carga. O CIOT é direcionado para TAC, que são empresas que possuem até 3 veículos registrados em seu RNTRC.

Como configurar:


1. Configuração de Sistema:

Na configuração de Sistema devemos informar se a empresa ira ou não trabalhar com CIOT, e qual a data base a ser utilizada para cálculo do pagamento do Frete.

  • Marcar a opção Trabalha com CIOT no perfil Utilização de CIOT. Veja maiores detalhes no Quadro CIOT em Painel Fretes.
  • Definir qual a Data base para Pagamento do Frete no Perfil Data Base para Pagamento do Frete, podendo ser pela Data de Embarque ou Data de Entrega. Veja maiores detalhes no Quadro CIOT em Painel Fretes.

2. Configuração de Usuário:

  • Na tela de Manutenção de Usuários, painel Frete definimos quais acessos o usuário terá para o CIOT. Veja maiores detalhes no quadro CIOT em Painel Fretes (Usuários).

3. Tabela de Transportadoras/Motoristas:

  • Na tela de Transportadoras/Motoristas temos que informar no campo Utilização CIOT se vai utilizar ou não o CIOT. Veja maiores detalhes em Tabela Transportadoras / Motoristas.

4. Tabela de Fornecedores:

  • Na tabela de Fornecedores, aba Padrão p/ Compras temos definir qual o Tipo de Pagamento, qual a data base para pagamento e informar o cartão a ser utilizado caso a forma de pagamento selecionada seja cartão. Veja maiores detalhes em Padrão para Compras.
  • A condição de pagamento informada deve conter somente 1 parcela, caso contrario o Sispetro validará e não permitirá a inclusão ou alteração da carga.
  • Para uso de Tipo de Pagamento Deposito em Conta, os dados bancários devem estar devidamente preenchidos.

 

Emitindo CIOT


5. Composição/Fechamento da carga: 

Através da composição de carga que iremos definir quais pedidos/OC´s terão CIOT Requerido ou não. Todas as informações vindas na tela serão carregadas de acordo com os perfis configurados mais acima. Veja maiores detalhes em Composição de carga.

Todos os campos ficarão habilitados ou não para alteração, de acordo com os perfis definidos no usuário.

Dependendo do tipo de pagamento do CIOT alguns dados do Fornecedor são obrigatórios o seu preenchimento, tais como dados bancário e dados do cartão. Veja maiores detalhes em Vale Pedágio Target.

O sistema validará os dados de CIOT e Vale Pedágio recebidos na integração, para que se vier somente número do CIOT ou de Vale Pedágio, estes sejam salvos e o processo seja concluído, mesmo que tenha sido solicitado o CIOT para uma transportadora que não tenha necessidade (nesses casos a Target manda somente o número do vale-pedágio).

 

6. Manutenção de Pedágios

Após incluir a carga o CIOT irá para a tela de Manutenção de Pedágios, e ficará com status de aguardando encerramento. Caso o mesmo não tenha sido processado ainda, basta processar para poder realizar o encerramento.

 

Após encerrar o CIOT não será mais possível realizar o seu cancelamento.

 

7. Tabela de Gerenciador de Pedágio

É através da tabela de Gerenciadora de pedágio que iremos configurar os dados da gerenciadora, tais como URL, identificação, Empresa, etc... Veja maiores detalhes em Tabela de Gerenciador de Pedágio.

 

8. Natureza de Operação:

  • Na Natureza de operação definimos através do perfil 'Dados de pedágio/CIOT nas Observações da NF' se iremos ou não informar os dados do CIOT nas Observações da Nota. Veja mais em Dados Gerais (Painel Por Filial).

 

9. Nota Fiscal

Se a OC vinculada à NF tiver carga com CIOT requerido, será salvo na Nota Fiscal o Número do CIOT e o valor do Frete, essas informações podem ser visualizadas na tela de Manutenção de Nota Fiscal, e no XML caso a natureza de operação esteja configurada para mandar.