Tabela Natureza Operação

Esta tabela é uma das mais importantes do Sistema. Ela define uma série de propriedades que, no momento da emissão da Nota Fiscal, o módulo de faturamento utilizará para corretamente emitir a Nota Fiscal.

Assim, esta tabela deve ser manipulada somente por alguém que realmente conheça o que está fazendo. Além disso, por configurar a ligação entre o módulo de faturamento e financeiro, deve ter acesso restrito somente a um usuário de confiança dos gestores.

Para manipular a Tabela com as Naturezas de Operação acione a partir do menu principal as opções - Tabelas Auxiliares / Faturamento / Natureza Operação.

Para inserir uma nova Natureza de Operação acione o botão de inclusão de novo registro.

O Sistema exibe a tela abaixo.

Devem ser atribuídos os dados gerais à nova Natureza.
Notar que estes dados se referem a todas as empresas (painel Geral), isto é, o cadastramento de uma natureza de operação pode ser realizada em qualquer empresa pois ela irá constar para todas as empresas - deve-se, contudo, após o correto cadastramento destes dados gerais, configurar os dados de impostos e layout da Nota Fiscal para cada empresa (painel Por Filial) cadastrada - caso haja diferença na utilização da natureza de operação entre empresas.

Para maiores informações sobre cada painel da Natureza de Operação, veja:

Para fazer a cópia de uma natureza já existente para uma natureza nova, utilize o botão na parte superior da tela ou o menu Edição/Cópia. Informe um código de natureza de operação com até 5 dígitos e que ainda não esteja cadastrado. A cópia é muito útil (principalmente quando há uma pequena diferença entre a natureza original e a nova) porque copia inclusive os parâmetros de impostos, nota fiscal e etc e faz isso inclusive por empresa.

Para efetivar a inclusão ou alteração das informações na natureza de operação, o usuário deve clicar no botão "OK".

Para retornar ao Menu principal acione o botão Sair

  • No labels