Consulta ANP

Para que a Consulta ANP seja efetuada com sucesso, é necessário salvar os arquivos libeay32.dll e ssleay32.dll no mesmo diretório do Servidor Hermes.

Regras Gerais

O SisPetro se baseia em um site disponibilizado pela ANP para realizar consultas automáticas aos postos regulamentados. No entanto, esse site da ANP passou a utilizar um mecanismo de reCaptcha, feito especialmente para evitar consultas automatizadas (através de robôs), como o SisPetro realizava.  

Como alternativa ao sistema de consulta automatizada, a ANP disponibilizou também uma planilha (formato .csv) com todos os postos autorizados (baixada manualmente pelo usuário) para atualizar os postos no SisPetro.

Para ter acesso à planilha: 


No momento a planilha está sendo disponibilizada uma vez ao dia. Exemplo: atualizado em 09/11/2022 08h14

  • Modificar no perfil de Sistema para realizar a consulta via planilha. Para mais informações, ver Painel Clientes.
  • Configurar e ativar o serviço do Hermes para importar a planilha em uma determinada pasta. Para mais informações, ver Serviço de Importação ANP.
  • Definir a validade dos dados da planilha. Para mais informações, ver Painel Clientes.

Nuvem Futura Importação

Para clientes que possuem a infraestrutura em nuvem com a Futura. Para mais informações, ver Importação Planilha ANP - NUVEM


No caso de precisar fazer a consulta manual, utilize o site https://cpl.anp.gov.br/anp-cpl-web/public/simp/consulta-postos/consulta.xhtml e siga as instruções.

A consulta pode ser feita de duas formas Consulta On-Line Clientes também no processo de Inclusão do Pedido de Venda.

É de conhecimento que a ANP realiza a validação que a Distribuidora só pode vender para postos de bandeira Branca ou cuja bandeira seja a mesma que sua, por este motivo foi implementado o controle por bandeira e por atividade econômica

  • Como fazer para o SisPetro bloquear venda para outras bandeiras?
    • É preciso configurar no Perfil de sistemas (Bloqueio de pedido por Bandeira), aba Vendas, que a empresa trabalha com o bloqueio de vendas para outras bandeiras.
    • Na Tabela Bandeiras é preciso preencher o campo Bandeira ANP, exatamente como está na consulta ANP. Feito isso não será possível incluir pedidos de venda para outras bandeiras. Para mais informações, ver Tabela Bandeiras.

  • Como configurar o SisPetro para atualizar a Bandeira do cliente, durante a Consulta ANP?
    • É preciso configurar o perfil de sistemas (Atualiza Bandeira do Cliente). Para mais informações, ver Clientes.
    • Também é preciso ter o campo Bandeira ANP na Tabela Bandeiras, preenchidas. Caso não esteja não será atualizada.

  • Como configurar o SisPetro para bloquear o cliente quando a bandeira retornada da Consulta ANP não estiver cadastrada na Tabela de Bandeiras?
    • Como já foi mencionado, a Distribuidora só pode vender para clientes que tenham bandeira Branca ou igual à sua. Para ter certeza que não terá algum cliente regular que esteja com bandeira errada, este perfil foi criado. Caso as bandeiras estejam cadastradas corretamente, o cliente só será bloqueado caso a ANP retorne algo diferente do Cadastro de Bandeira. 
    • É preciso configurar o perfil de sistema (Ação sobre o cliente quando Bandeira da ANP inexistente na Tabela de Bandeiras) aba Clientes. Pode ser configurado de três formas. Para mais informações, ver Painel Clientes.
  • Como impedir que o Pedido de Venda seja finalizado quando a bandeira retornada da Consulta ANP não estiver cadastrada na Tabela de Bandeiras?
    • Se trata do mesmo caso acima, porém a validação é no Pedido de Venda. Caso deseje que nenhum pedido seja feito para Clientes com esta particularidade, basta marcar o perfil de sistema Ação sobre o Pedido quando Bandeira inexistente. Para mais informações, ver Painel Clientes.

  • Como fazer consulta ANP apenas para determinado tipo de Cliente?
    • Não são todos os tipos de clientes que precisam passar pela verificação da ANP. Para definir se o cliente será validado a Atividade Econômica, precisa estar habilitada para a consulta. Para mais informações, ver Tabela Atividade Econômica.

CADASTRO DE CLIENTES

A Consulta pode ser feita ao clicar no botão Consulta On-Line.

Para agilizar o processo, depois de tudo configurado basta teclar <ALT> + L , assim o SisPetro fará a consulta sem a necessidade de clicar no botão.

Caso o Usuário tenha o Perfil de Usuário > aba Segurança > opção Pode optar por não bloquear o cliente na consulta ANP marcado o usuário pode optar, se deseja ou não, bloquear vendas para o cliente em questão, caso a situação na ANP esteja com Autorização Revogada, por exemplo. Se a opção estiver desmarcada, o cliente será bloqueado automaticamente.

Caso o Cliente seja bloqueado, esse bloqueio pode ser visualizado na aba Padrão para Vendas > quadro Bloqueio de Vendas. Para mais informações, ver Padrão para Vendas (Clientes).

 

Cada vez que o cliente for consultado, ficará registrada a data, o usuário e as demais informações retornadas na pesquisa. Pode ser visualizada na aba Consulta ANP.


O número de Registros que serão mostrados nessa tela é definido no Painel Clientes

A opção do que será feito com o Cliente em cada Situação que ele se encontra perante a ANP é configurada em Perfil de Sistema > aba Clientes > quadro Consulta On-Line > quadro Ação sobre o Cliente em relação a ANP. Para mais informações, ver Painel Clientes

Inclusão do Pedido / NF de Vendas

É possível realizar a consulta ANP do cliente sempre que for feita a inclusão do pedido de vendas ou o faturamento para o cliente. Basta apontar no perfil Realiza Consulta da ANP na inclusão  do Pedido / NF de Venda qual opção desejar. Para mais informações, ver Painel Clientes.

Caso não tenha sido feita nenhuma consulta válida para o cliente no dia da inclusão do pedido / NF o SisPetro faz a consulta no momento da inclusão do pedido / NF. A próxima consulta só será feita após o tempo indicado no perfil Validade da Consulta (URL) por Clientes em horas do Painel Clientes.

É possível Bloquear a Inclusão do Pedido e Nota Fiscal de vendas caso o Status dele perante ANP esteja configurado para não permitir a inclusão. Basta informar no perfil Ação sobre o pedido quando Bandeira ANP para não permitir a inclusão. Para mais informações, ver Painel Clientes.

É possível também Bloquear a inclusão de Pedido de Venda caso a descrição do produto na ANP não seja igual à descrição do campo Descrição do Produto na ANP na Aba Detalhes / Dados Adicionais do cadastro do produto. Para isso ocorrer verifique as seguintes configurações: 

  • Perfil de Sistema na aba Clientes  quadro Consulta On-Line-ANP no campo Verifica os produtos permitidos dos clientes na Consulta ANP selecionar Verifica no Pedido de Vendas. Para mais informações, ver Painel Clientes
  • Perfil de Clientes na aba Cadastro Detalhado quadro Consultas ANP/Sintegra, campo Verificação dos produtos permitidos conforme Consulta ANP selecionar Conforme perfil de sistemaPara mais informações, ver Cadastro Detalhado (Clientes)

Caso não queira bloquear a inclusão do pedido em alguns clientes basta configurar o Perfil de Clientes na aba Cadastro Detalhado quadro Consultas ANP/Sintegra, o campo Verificação dos produtos permitidos conforme Consulta ANP selecionar  Nunca Verifica. Para mais informações, ver Cadastro Detalhado (Clientes)

Recurso só verifica entidades cujo a atividade econômica, no cadastro de clientes, esteja marcado como Posto Revenda.

Essa verificação funciona para configuração da consulta ANP via  consulta via URL. Na consulta via planilha, como não há as informações dos produtos, não é possível realizar essa função. Para mais informações, ver Painel Clientes 

Consulta via serviço do Hermes

É possível automatizar o serviço de consulta na ANP via serviço do Hermes. Para mais informações, ver Serviço de Consulta ANP