Conciliando o Extrato

Após ter configurado um determinado período, digitado ou importado um arquivo de extrato, conforme comentado no tópico Conciliação Automática - Informações Gerais, o usuário deverá conciliar as informações obtidas ou digitadas.

Para conciliar o extrato digitado, deve-se ter o perfil de usuário, acessado pelo menu Ferramentas / Usuário / Financeiro, marcado:

Com o perfil marcado, o usuário deverá selecionar o extrato a ser conciliado através do painel Arquivo de Extrato e clicar no botão Conciliação.

Ao abrir a tela de conciliação, o sistema automaticamente irá verificar no sistema os lançamentos que já estão no banco provenientes de baixas, pagamentos e despesas extraordinárias e transferências entre bancos e irá associar aos lançamentos realizados através da digitação do extrato, comparando a data, número do documento e o valor.

As informações referente a digitação do extrato serão apresentadas do lado esquerdo da tela e as informações do sistema para o período do extrato serão apresentadas do lado direito.

O sistema irá mostrar como padrão os lançamentos não conciliados, portanto, ao abrir a tela e não for apresentado nenhum registro, é sinal que o sistema já vinculou de forma automática os lançamentos entre o extrato e o Sispetro.
Para apresentar em tela os lançamentos vinculados, basta o usuário desmarcar a opção Mostra somente não conciliados.

O usuário pode se deparar com as seguintes situações:

  • No quadro Banco(Extrato) há registros e no quadro Sispetro não há: significa que o sistema vinculou alguns registros e ficou faltando os registros mostrados no quadro Banco(Extrato) para serem vinculados ou não há nenhum registro no Sispetro para esse banco nesse período para ser vinculado. Se houvesse algum registro seria mostrado, caso o sistema não fizesse o vínculo automático.
  • No painel quadro Banco(Extrato) não há registros e no quadro Sispetro há: o sistema conseguiu vincular de forma automática os registros digitados no extrato e apenas os apresentados no quadro Sispetro não foram vinculados de forma automática.
  • No painel quadro Banco(Extrato) há registros e no quadro Sispetro também possue registros: o sistema não conseguiu fazer o vínculo, porque não encontrou coincidências entre as datas, documentos e valores dos lançamentos do extrato e do Sispetro.

Caso o sistema não faça o vínculo de forma automática, e o usuário identifique que há uma relação entre os registros do extrato e do Sispetro, o usuário poderá fazer de forma manual o vínculo entre os lançamentos, selecionado o registro do extrato e do Sispetro e clicando no botão Vincular
Para excluir o vínculo, o usuário poderá utilizar o botão Desvincular

Ao vincular um lançamento do quadro Banco (Extrato) o usuário deverá se atentar para a seguinte situação:

  • O lançamento Banco (extrato) deve possuir o mesmo tipo (pagamento ou recebimneto) do lançamento do quadro Sispetro. O mesmo deverá ser para Recebimento. Para se certificar, basta visualizar a columa Pagamento ou Recebimento. Caso o vínculo seja feito Pagamento x Recebimento, o Sispetro emitirá a mensagem:

    Existem erros de pagamento e recebimento selecionados. Selecionar o mesmo tipo.

  • O lançamento Banco (extrato) deve possuir a mesma data do lançamento do quadro Sispetro. O mesmo deverá ser para Recebimento. Caso as datas sejam diferentes, o Sispetro emitirá a mensagem:

    As datas do extrato e movimento são diferentes. Selecionar itens com a mesma data no Extrato e Movimento.

Se preciso for, o usuário poderá alterar a data de um determinado lançamento. Para isso, deve-se selecionar o lançamento no quadro Sispetro e clicar no botão Muda data lançamento.

Ao clicar no botão, o usuário poderá efetuar alteração via tela de Alteração de data de Lote.

As informações referentes aos registros vinculados podem ser verificados através do painel Vinculo completo e do painel Resumo.

Sendo necessário, pode-se incluir um lançamento que será adicionado no painel Sispetro, que poderá ser utilizado para vínculo. Basta o usuário selecionar no painel Banco(Extrato), o registro que servirá de origem para o vínculo e clicar no botão Inc.Lanc.Sispetro.

O sistema abrirá uma tela, solicitando ao usuário que selecione o tipo do lançamento: Recebimento ou pagamento.

Após selecionar o tipo de lançamento o sistema irá abrir a tela de recebimentos extraordinários ou de pagamentos extraordinários.

O usuário poderá selecionar um registro do painel Sispetro e cancelar o lançamento, através dos botões Cancelar Lançamento. Para apresentar em tela os registros do painel Sispetro que estejam cancelados, deve-se marcar a opção em tela Mostra cancelados.

 

Ao clicar no botão Adto Cliente o Sispetro irá abrir a tela para incluir um Adiantamento de Cliente (Para mais detalhes veja Roteiro de Inclusão de Adiantamento de Clientes).

Ao clicar no botão Adto não Identificado o Sispetro irá abrir a tela para incluir um Adiantamento de Cliente não identificado (Para mais detalhes veja Roteiro de Inclusão de Adiantamento de Clientes Não Identificados).

 

Após o processo de vínculo entre os registros do extrato e do Sispetro, o usuário deverá fechar a conciliação, através da opção em tela Fecha conciliação.

A opção Fecha Conciliação só estará habilitada, se o perfil de usuário localizada nas configurações de usuário, menu Ferramentas / Usuário / Financeiro, estiver marcada:

Após processar o fechamento da conciliação, o sistema irá mostrar a tela de conferência, onde será possível verificar as informações do fechamento (data do período, saldos inicial, saldo final e saldo à conciliar, ou seja, o saldo dos registros que não foram vinculados):

Para confirmar o fechamento, o usuário deve clicar no botão OK, caso contrário, no botão Cancelar.

Lembrando que mesmo sem ter vinculado nenhum lançamento, o usuário poderá fazer o fechamento da conciliação.

Ao fechar a conciliação, o extrato ficará com o status de FINALIZADA, aparecendo para o usuário apenas se for marcada a opção Exibe conciliações Fechadas:

As conciliações que estiverem fechadas serão mostradas em negrito, podendo ser revertidas ao status de "EM ANDAMENTO", ou seja, podem ser abertas novamente.

Para abrir uma conciliação que já foi fechada, deve-se ter o perfil localizado nas configurações de usuário menu Ferramentas / Usuário / Financeiro, marcado:

Lembrando que antes de fazer a conciliação, o usuário deve digitar e fechar o extrato. Caso seja necessário abrir o extrato digitado, o usuário deve selecionar através do painel "Arquivo de Extrato" o extrato desejado e clicar no botão "ABRIR". O status do extrato mudará de "PRONTO PARA CONCILIAÇÃO" para "EM DIGITAÇÃO", permitindo que o usuário faça as alterações necessárias. O perfil "Pode abrir conciliação fechada", validará a permissão de usuário para essa situação.

O usuário terá a possibilidade de excluir e cancelar a conciliação selecionada. Para excluir a conciliação, deve-se ter o perfil localizado nas configurações de usuário menu Ferramentas / Usuário / Financeiro, marcado:

Para cancelar a conciliação, o usuário precisa definir uma das opções do perfil Cancelamento de conciliação automática, localizado no menu Ferramentas / Usuário / Financeiro:

As opções podem ser:

  • Não pode cancelar: não permite que o usuário cancele a conciliação;
  • Cancela somente a última conciliação: o usuário só poderá cancelar a última conciliação que foi cadastrada.
  • Cancela a conciliação selecionada e suas posteriores:

    O sistema irá cancelar a conciliação selecionada e se houver outras conciliações com data superior também serão canceladas.

Marcando a opção da tela, Exibe conciliações canceladas, todas as conciliações que foram canceladas no período selecionado serão mostradas na tela.

Através do campo Filtra por Conta, pode-se selecionar as conciliações de uma determinada conta de um determinado período selecionado através do grupo Período. O usuário poderá agrupar as informações em tela arrastando as colunas até o cabeçalho da tela (parte cinza escuro), ou ainda, definir a ordem que as colunas serão mostradas em tela, arrastando-as para a posição desejada. Caso o usuário deseje voltar o layout original da tela, basta clicar no botão Layout Default.

Através do botão Saldos, o usuário poderá atualizar o valor do saldo a conciliar em tela, já que enquanto se faz a conciliação, o financeiro poderá fazer determinadas movimentações que irá alterar o saldo a conciliação nas contas bancárias.

Caso deseje o usuário poderá emitir relatórios das conciliações, através do botão Relatório.

O sistema abrirá a tela do relatório, onde se poderá tirar um relatório por conta especifica ou por código de conciliação, além de selecionar o tipo de status da conciliação (em andamento, finalizada, cancelada, Todas menos cancelada ou todas incluindo canceladas). O usuário terá a possibilidade de escolher a ordenação do relatório e se o relatório deverá conter a lista de vinculos efetuados, extratos das conciliações ou os itens dos extratos, além de modificar o layout através do botão Edita Layout.

O significado do tipo ou cor das fontes apresentadas em tela podem ser verificados através do botão Legenda.

Veja também:

Conciliação Automática - Digitação Manual
Conciliação Automática - Importação Extrato
Utilizando o Tipo de Lançamento